quarta-feira, 20 de outubro de 2010

metais alcalinos

Os Alcalinos são os elementos do Grupo 1 (1A) da Tabela Periódica, constituindo uma família ou uma série química. Formada pelos seguintes metais: lítio (Li), sódio (Na), potássio (K) , rubídio (Rb), césio (Cs) e frâncio (Fr).
Têm este nome porque reagem muito facilmente com a água e, quando isso ocorre, formam hidróxidos (substâncias básicas ou alcalinas), libertando hidrogênio. Estes metais também reagem facilmente com o oxigênio produzindo óxidos.
São metais de baixa densidade, coloridos e moles. Altamente eletropositivos e reativos. A eletropositividade e a reatividade destes elementos tende a crescer, no grupo, de cima para baixo. Apresentam um único elétron nos seus níveis de energia mais externos ( em subnível s ) , tendendo a perdê-lo, transformando-se em íons monopositivos: M+.
Ou seja ´´explodem`` em contado com a água.

sábado, 16 de outubro de 2010

como as enguias elétricas produzem descargas elétricas?

Essas descargas são produzidas por células musculares especiais, modificadas – os eletrólitos, sendo o conjunto deles denominado de mioeletroplacas. Cada célula nervosa típica gera um potencial elétrico de cerca de 0,14 volt. Essas células estão concentradas na cauda, que ocupa quatro quintos do comprimento geral do peixes Variam de cerca de 2 mil a mais de 10 mil mioeletroplacas que um peixe-elétrico adulto possui, conforme o seu tamanho. Dispõem-se em série, como pilhas de uma lanterna, e ativam-se simultaneamente, quando o animal encontra-se em excitação, como na hora da captura de uma presa ou para defender-se, fazendo com que seus três órgãos elétricos – o de Sach, o de Hunter e o órgão principal – descarreguem.
Vejá muito mais e um vidio aqui.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Vazamento de lixo tóxico na Hungria

A substância, que provoca queimaduras, era de uma fábrica de alumínio. O esforço é para evitar que o material chegue aos principais rios do país. É o pior desastre ambiental da história da Hungria. 

O rompimento de um reservatório de lixo tóxico na Hungria levou à decretação de estado de emergência na região afetada. A enxurrada de lama vermelha com metais pesados atingiu sete cidades.

Quatro pessoas morreram, e centenas tiveram que sair de casa. A substância, que provoca queimaduras, era de uma fábrica de alumínio. O esforço, agora, é para evitar que o material chegue aos principais rios da Hungria. Foi o pior desastre ambiental da história do país.

sábado, 2 de outubro de 2010

Central Park

O Central Park é um grande parque (com 341 hectares) dentro da cidade estadunidense de Nova Iorque, no estado de mesmo nome. Possui uma área de 3,4 km², e está localizado no distrito de Manhattan.

O parque, que existe há 150 anos, é considerado, por muitos nova-iorquinos, um oásis dentro da grande floresta de arranha-céus existente na região. É um lugar onde as pessoas podem diminuir o ritmo frenético de Nova Iorque: as pessoas podem sentar em um banco e ler o jornal, conversar com os amigos, jogar, andar de bicicleta ou brincar com as crianças.

Com os aproximadamente vinte e cinco milhões de visitantes anualmente, o Central Park é o parque mais visitado da cidade.
Embora o parque pareça natural, ele é, na verdade, ajardinado quase inteiramente e contém diversos lagos artificiais, trilhas para caminhadas, duas pistas de patinação no gelo, um santuário vivo e campos diversos.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Por que ficamos com as pontas dos dedos enrugados quando ficamos muito tempo imersos n'água?

O fato de a pele enrugar não significa que existe algum problema. A pele é o maior órgão do corpo humano e não é menos importante do que todos os outros, pois é a primeira via de contato do corpo com o meio externo e uma de suas funções é a proteção contra agentes agressores como as bactérias. É um órgão muitíssimo ativo que passa por uma renovação constante.

A pele é formada por 3 camadas diferentes (epiderme, derme e hipoderme). Na epiderme (a camada mais externa).Ao contrário do que outras áreas do corpo, a pele das palmas da mão e plantas dos pés são diferenciadas, isso porque estas partes do corpo executam tarefas constantes (como caminhar, pegar coisas). Assim, nesta região a epiderme é muito mais espessa do que o resto do corpo, essa espessura extra é causada pela queratina que forma uma espécie de camada de células mortas na pele. Por causa disso, quando você mergulha na água, a maioria de sua pele parece normal, enquanto suas mãos e pés acabam parecendo ameixa enrugada. A queratina contida nas células mortas presentes ali absorvem água. Como as camadas da pele não alteram, a derme (camada intermediária) permanece no seu estado normal e a epiderme contendo a queratina encharcada com a água é impedida de se esticar para armazenar o volume de água absorvido, então esta se enruga para aumentar a área e conseguir comportar a água.