sábado, 20 de novembro de 2010

animais siameses

crocodilo
Na verdade são dois crocodilos siameses (que nasceram grudados e compartilham alguns orgãos). Ele nasceram na fazenda de crocodilos e zoológico Samut Prakan, na Tailândia, unidos pela barriga. O diretor do zoológico pediu conselhos, pela internet, a veterinarios de todo o mundo para tentar salvar vida dos dois animais.
Os veterinario acreditam que é muito cedo para operalos. Os gêmeos ainda cabem na palma da mão. Os dois repteis parecem ter boa saúde. Cada um tem seus propios orgãos, mas o principal problema é que defecam pelo mesmo  local.
Os funcionarios do zoológico ficaram chocados quando viram os filhotes siameses pela primeira vez, mas não tanto quando os propios bichinhos, que ainda estão se acustumando um com o outro

Tartaruga


Foto: Associated PressUma tartaruguinha da subespécie tigre-d'água-americano (Trachemys scripta elegans) surpreendeu o dono de um aquário na cidade de East Norriton (Pensilvânia, Estados Unidos). Ela foi encontrada na natureza por um coletor de animais exóticos e parece ser um caso de "gêmeos siameses" entre répteis, com duas cabeças e quatro patas dianteiras.

Apesar da aparência bizarra, o animal parece saudável, diz seu descobridor (Foto: Associated Press)

O animal, apesar de saudável, provavelmente morreria em seu habitat natural, porque nada de forma estranha e viraria um alvo fácil para predadores, diz Jay Jacoby, gerente do Big Al's Aquarium Supercenter, em East Norriton. Ele disse que sua loja vai manter o animal em exposição para os visitantes.

O bicho tem apenas dois meses e possui só um par normal de patas traseiras, além de uma cauda única. Ainda não recebeu nome. A espécie pode viver entre 15 anos e 20 anos, segundo Jacoby. 

bezerro

 Um bezerro de duas cabeças nasceu na Geórgia, ex-República Soviética. A má formação é um problema genético que ocorre durante a gestação. Casos assim não são tão raros quanto se imagina e também já foram registrados no Brasil. O animal nasceu com quatro olhos, três orelhas e está aparentemente saudável.

Médicos salvam a mão de uma menina “acoplando-a” em seu pé

se não conseguir ver a imagem click aqui
Em julho a pequena Ming Li, de nove anos, perdeu a sua mão em um acidente com um trator. O braço da menina estava muito danificado para que os médicos conseguissem colocar a mão no lugar. No entanto, três meses depois, o braço da garota estava em melhores condições e os médicos conseguiram colocar a mão no lugar. Como eles conservaram a mão?
Eles a prenderam no calcanhar de Ming Li, para que ela continuasse no organismo da menina e não se deteriorasse.
Agora Ming Li pode mover sua mão e fazer atividades normais com ela. Tendo considerado que a mão ficou por três meses separada do corpo, ela até parece “normal” e apresenta uma coloração natural.
Mais duas cirurgias serão feitas para melhorar as funções da mão e também para prevenir muitas cicatrizes. Não sabemos se há precedentes para esse método, mas esperamos que ele possa ser usado com mais freqüência.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A química do vagalume

O fator que impulsiona o vagalume a emissões luminosas é o de chamar atenção de seu parceiro ou parceira. O macho emite sua luz avisando que está se aproximando enquanto a fêmea pousada em determinado local, emite sua luz para avisar onde está.
Essas emissões luminosas são chamadas de bioluminescência e acontecem em razão das reações químicas onde a luciferina é oxidada pelo oxigênio nuclear produzindo oxiluciferina que perde energia fazendo com que o inseto emita luz.
Na reação química, cerca de 95% aproximadamente da energia produzida transforma-se em luz e somente 5% aproximadamente se transforma em calor. O tecido que emite a luz é ligado na traqueia e no cérebro, dando ao inseto total controle sobre sua luz.
Infelizmente, os vaga-lumes estão ameaçados pela forte iluminação das cidades, pois quando entram em contato com essa forte iluminação, sua bioluminescência é anulada interferindo fortemente na reprodução, podendo até serem extintos.

gelo seco

Você já se perguntou como se faz aquelas fumaças sem cheiro das boates?
O processo físico em que as partículas de uma substância passam ou do estado sólido para o gasoso, ou do estado gasoso para o sólido, diretamente, sem passar pela fase intermediaria do estado líquido, é chamado de sublimação.

O gelo-seco é dióxido de carbono (CO2) congelado. A temperatura na superfície de um bloco de gelo-seco é de -78,5? C. O gelo-seco também tem uma característica interessante - a sublimação.

À medida que o gelo-seco é aquecido, ele se transforma diretamente em dióxido de carbono gasoso - e não em líquido. A temperatura extremamente gelada e a característica da sublimação fazem do gelo-seco uma excelente opção para refrigeração. Importante
Se alguma vez você tiver a oportunidade de manusear gelo-seco, certifique-se de usar luvas grossas. A temperatura extremamente fria da superfície pode facilmente causar danos a sua pele caso haja contato direto. Pela mesma razão, nunca se deve experimentar ou engolir gelo-seco. Serio eu já toquei, grudou no meu dedo e começou a arde imagine se eu engolisse.

 
Clique aqui
para ver um vídeo demonstrativo
.