animais

curiosidades
*Os camelos não tem água nas corcovas tem gordura
*Os camarões têm o coração alojado na cabeça.
*Os porcos não são fisicamente capazes de olhar para o céu.
 *Um crocodilo não coloca a língua para fora da boca.
*Um estudo, que abrangeu cerca de 200 mil avestruzes durante mais de 80 anos, não registrou um único caso em que um deles fosse visto enfiando a cabeça na areia.
*Os ratos e os cavalos não conseguem vomitar.
*Quando a galinha bota ovos coloridos o galo mata o pavão (brincadeirinha).
*Uma galinha põe cerca de 250 ovos por ano.
*Um canguru pode saltar até 3 metros de altura.
*O Leão Marinho pode casar-se com até 20 damas.
*O mosquito bate as asas 1.000 vezes por segundo.
*Um formigueiro pode alojar até 1 milhão de formigas.
*Há sete pintas no dorso de uma joaninha adulta.
Lista de animais com risco de extinção




animais ameaçados de extinção



Mamíferos ameaçados:


Antílope-tibetano (Pantholops hodgsonii)
Veado (Elaphurus davidianus)
Elefante-indiano (Elephas maximus)
Elefante-da-floresta (Loxodonta cyclotis)
Elefante-da-savana (Loxodonta africana)
Baleia-azul (Balaenoptera musculus )
Chimpanzé (Pan troglodytes)
Gorila-do-ocidente (Gorilla gorilla)
Gorila-do-oriente (Gorilla beringei)
Leopardo (Panthera pardus)
Lobo-vermelho (Canis rufus)
Morcego-cinza (Myotis grisescens)
Muriqui (Brachyteles arachnoides)
Orangotango (Pongo pygmaeus e Pongo abelii)
Panda-gigante (Ailuropoda melanoleuca)
Peixe-boi (Trichechus manatus)
Rinoceronte-de-sumatra (Dicerorhinus sumatrensis)
Tigre (Panthera tigris)
Onça-Pintada
Urso-polar (Ursus maritimus)


Aves ameaçadas:
Arara-azul-de-lear
Arara-azul-grande
Arara-azul-pequena
Ararinha-azul
Araracanga ou Arara-piranga
Arara-de-barriga-amarela
Arara-vermelha
Bacurau-de-rabo-branco
Bicudo-verdadeiro
Cardeal-da-amazônia
Maracanã
Papagaio
Rolinha
Tucano-de-bico-preto
 Répteis ameaçados:
Tartaruga-marinha
Tartaruga-de-couro
Dragão-de-komodo
Jacaré-de-papo-amarelo


Anfíbios ameaçados:
especies de rãs


Peixes ameaçados:
Tubaão-baleia (Rhincodon typus)


Crustáceos ameaçados:
Caranguejo-amarelo (Gecarcinus lagostoma)


Artrópodes ameaçados:
Borboleta-da-restinga (Parides ascanius)


Plantas ameaçadas:
Pau-brasil
Pau-de-cabinda
Jacarandá
Andiroba
Cedro
Mógno
Pau-Rosa
Pérolas
"como são formadas?" "quanto tempo levam para serem formadas?", "quanto tempo vive uma ostra?", "só as ostras produzem as pérolas?"
Só as ostras podem produzir as pérolas?
Não, outros moluscos bivalves (lamelibranquios) também podem produzir pérolas, mas é bem mais raro que as ostras!
Quanto tempo as ostras levam para produzir uma pérola?
Um processo normal demora cerca de 8 anos. Mas esse tempo pode diminuir quando o processo é artificial.
Como são formadas as pérolas?
As pérolas são produzidas através de um processo natural, resultado de um demorado trabalho das ostras. As ostras possuem um par de conchas, que são formadas por nácar (uma mistura orgânica de camadas de conchiolina, calcite e carbonato de cálcio cristalizado). A função desse nácar é depositar interior da concha do animal proporcionando um meio para alisar a própria concha.
O nácar (conhecido como madrepérola) também serve como mecanismo de defesa contra organismos parasitas e dejetos prejudiciais. Quando um molusco é invadido por um parasita ou é incomodado por um objeto estranho (um grão de areia, por exemplo), e isso causa dor e irritação no tegumento do animal, entra em ação um processo que chamamos de enquistação. Neste processo, como forma de proteção desta irritação, a ostra começa a cobrir aquele grãozinho de areia com nácar. Com o passar do tempo são sendo depositadas muitas e muitas camadas de nácar, o que acaba por ocasionar a formação de uma pérola. A qualidade e espessura destas camadas microscópias de nácar são importantes fatores que determinam o brilho de uma pérola.
Qual o formato das pérolas?
A maioria das pérolas que vemos nas joalherias são objetos bem redondos, e são as mais valiosas. Algumas pérolas possuem um formato irregular - estas são chamadas pérolas barrocas. As pérolas, como você provavelmente já notou, possuem grande variedade de cores, incluindo branca, preta, cinza, vermelha, azul e verde. A maioria das pérolas podem ser encontradas por todo o mundo, mas as pérolas pretas são nativas do sul do Pacífico.


Maior pérola do mundo e foi encontrada no interior de uma ostra gigante na costa de Palawan nas Filipinas em 7 de maio de 1934. De acordo com o Guiness que a registra como a maior gema natural do planeta, tendo o Instituto de gemas de São Francisco avaliado esta pérola em 40 milhões de dólares.Ela pesa 6,4kg e mede 23,8cm
Quanto tempo vive uma ostra?
15 anos em média.
Animal ou Planta?
Quando pensamos em fotossíntese logo pensamos em algas, cianobactérias e plantas. Seres autótrofos capazes de produzir o seu próprio alimento. Que também são conhecido como produtores.
Quando falamos em animais pensamos em seres incapazes de produzir o seu próprio alimento, ou seja, precisam adquirir seus alimentos através da ingestão de outros seres vivos, sejam eles produtores ou até mesmo outros animais. São conhecidos como seres heterótrofos. Na cadeia alimentar ocupam a posição de consumidor. Esses animais podem ser herbívoros - só se alimentarem de produtores -, carnívoros - se alimentarem de outros animais- ou onivoros - animais que se alimentam de produtores e de consumidores, como nós.
Entretanto, "uma equipa de cientistas norte-americanos da Universidade da Flórida do Sul, descobriu o primeiro animal que consegue realizar a fotossíntese, algo que até agora era exclusivo das plantas. A Elysia chlorotica é uma lesma do mar de cor verde, que habita a costa este dos Estados Unidos e Canadá.
A lesma era conhecida por “roubar” os genes das algas de que se alimenta, as Vaucheria litorea. Desta forma obtinha os cloroplastos – estruturas de cor verde características de células vegetais que permitem a conversão da luz solar em energia –, armazenando-os nas células que cobrem os seus intestinos. No entanto, os últimos estudos da equipe de cientistas revelam que o molusco marinho desenvolveu as suas capacidades químicas, permitindo-lhe fabricar clorofila – pigmento que captura a luz solar - sem necessitar de roubar aos seus alimentos.
Os investigadores utilizaram um sofisticado equipamento radioactivo que comprova a produção dos pigmentos fotosintéticos de forma autónoma. Na lesma marinha, os cloroplastos extraídos permanecem activas durante um ano, o que significa que, no caso de uma lesma jovem se alimentar uma vez das algas Elysia chlorotica e tiver acesso à luz solar, não tem necessidade de voltar a comer durante a sua vida.
Cientistas brincando de Deus
Sabemos que uma das teorias que falam sobre a origem do universo é a Big Bang.
Para isso os cientistas criaram o LHC (Grande colisor de Hándrons) para testar a veradicidade dessa teoria.
Após alguns meses desligado (por motivo de super aquecimento) o LCH foi novamente ligado e então começaram novamente a testar a teoria.
Hoje, o LHC conseguiu bater um recorde produzindo colisão entre dois feixes a 7tera-elétrons volts, o que criou uma pequena explosão que os cientistas estão chamando de "Big Bang em miniatura".


 Tiraram as asas da Dengue


Cientistas do Reino Unido e dos Estados Unidos se juntaram para pesquisar formas mais eficientes de combate a Dengue ( doença que provoca anualmente de 50 milhões a 100 milhões de casos no mundo).As pesquisas foram concluídas.
" (...) Os cientistas alteraram geneticamente mosquitos machos que, ao cruzar com fêmeas selvagens, transmitiram seus genes aos descendentes. As fêmeas da geração seguinte não foram capazes de voar por que a alteração genética afetou o desenvolvimento dos músculos das asas. (...)"

Para saber mais clique aqui.

Fonte: Agencia FAPESP
lagarto que anda na água


O lagarto basilisco, da América Central, consegue se mover muito rápido, mas uma ave predadora é no mínimo tão rápida quanto ele. O lagarto só consegue escapar se convencer a ave a seguir em outra direção, ganhando segundos preciosos. O basilisco vive à margem dos rios e, em vez de correr para a floresta, como o predador espera, ele foge para o rio, na direção contrária. Ele anda tão rápido sobre as patas traseiras que afunda apenas alguns centímetros enquanto percorre a superfície da água. Um homem teria de correr a 60 quilômetros por hora para realizar a mesma façanha.

dragão-de-komodo
Em uma sequência inédita na TV, Vida revela como um dos maiores répteis do mundo – o dragão-de-Komodo  utiliza uma técnica de caça singular para abater um grande búfalo.
Apesar de os dragões não caçarem em grupos, como os leões, até 12 deles podem cercar uma vítima. Uma nova descoberta demonstra que sua mordida é tão venenosa como a picada de uma cobra. Uma única ferida na perna de um búfalo pode matá-lo, mas como isso pode levar várias semanas, os dragões o persegue incansavelmente. Os dragões-de-Komodo são repteis que correm pouco mais que humanos e são Excelentes nadadores eles vivem nas ilhas de komodo, especialistas dizem que os primeiros dragões-de-Komodo foram as ilhas nadando.

O sexo das tartarugas marinhas são definidos por temperatura?

Sim. A temperatura é UM DOS fatores que levam certas espécies a determinar o sexo predominante na população. Se a encubação tiver mais de 30ºC a maioria dos filhotes nascerá fêmea e se for menos de 30°C a maioria nascera macho. A mesma coisa ocorre com os crocodilianos, mas os machos nascem em lugares mais quentes e as fêmeas nascem em lugares mais frios.

Em cultivos de espécies dióicas como o do mamão papaya, em que se procura obter o máximo de indivíduos hermafroditas, ( isto e, indivíduos que possuem, ao mesmo tempo, os sistemas reprodutores masculino e feminino) ainda está em estudo a influência da temperatura na formação do sexo das plantas.
Outras espécies que ocorre isso são a tilápia-do-nilo e rãs-touro.

Qual a diferença entre o cágado, o jabuti 

- cágados: uma espécie semi-aquática de água doce, chamadas de cágados. Chelidae é uma família do grupo das tartarugas (Ordem Testudinata), também chamada de tartarugas pescoço de cobra ou cágados. O nome deriva do pescoço, que é relativamente comprido e estreito.
 
- Jabuti: é uma espécie terrestre de réptil. Possui casco convexo, bem arqueado, e pernas grossas, que parecem réplicas em miniaturas da dos elefantes.

Simplificando:
O jabuti é a tartaruga terrestre.
O cágado é a tartaruga aquática que vive em rios e não põe seu pescoço dentro do casco, e sim, deixa de lateral.

Um comentário:

  1. ei posta ai qual a diferença entre tartaruga cagado e jabuti e quai suas especies

    ResponderExcluir