aves

INTROTUÇÂO
As aves são animais vertebrados que podem ser facilmente distinguidos pela presença de penas. A pena é uma característica exclusiva desses animais, ou seja, está presente em todas as espécies do grupo. Além disso, as aves não possuem dentes, são endotérmicas e apresentam um metabolismo elevado.

As aves podem ser encontradas em todos os continentes e, atualmente, já foram descritas cerca de 12.000 espécies. Entre as espécies desse grupo há uma grande variedade de formas, tamanhos e hábitos. Existem desde espécies com poucos centímetros de altura até espécies como o avestruz, que pode atingir mais de dois metros de altura.

Embora a maioria das aves esteja adaptada ao vôo, existem algumas exceções. O pingüim, por exemplo, não voa, mas pode nadar e mergulhar. Já o avestruz pode caminhar e correr.


beija-flor
Os beija-flores são aves de pequeno porte, que medem em média 6 a 12 cm de comprimento e pesam 2 a 6 gramas. O bico é normalmente longo, mas o formato preciso varia bastante com a espécie e está adaptado ao formato da flor que constitui a base da alimentação de cada tipo de beija-flor. Uma característica comum é a língua bifurcada e extensível, usada para extrair o néctar das flores.


O esqueleto e constituição muscular dos beija-flores estão adaptados de forma a permitir um vôo rápido e extremamente ágil. São as únicas aves capazes de voar em marcha-ré e de permanecer imóveis no ar. O batimento das asas é muito rápido e as espécies menores podem bater as asas 70 a 80 vezes por segundo e seu minusculo coração bate em média 500 vezes por minuto (em repouso!). Em contraste, as patas dos beija-flores são pequenas demais para a ave caminhar sobre o solo. As fêmeas são em geral maiores que os machos, mas apresentam coloração menos intensa.Vivem em média 12 anos e seu tempo de incubação é de 13 a 15 dias.
 Albatroz

As asas longas e estreitas do albatroz permitem que ele fique planando durante horas sem mover um musculo. Ele se alimenta de animais marinhos que caça com o bico.Todos os anos, albatrozes-de-sobranselha voltando as ilhas falkland-no oceano Atlântico- para se reproduzir. Esta colonia é a maior do mundo, com mais 500 mil aves. Cada casal gera um unico ovo.
  Flamingo
 
Os flamingos são aves pernaltas, de bico encurvado, que medem entre 90 e 150 cm. A sua plumagem pode ser bastante colorida em tons de rosa vivo. São animais que se alimentam de algas e pequenos crustáceos através de filtração. Essas algas que eles comem são ricas em piquimentos vermelhos o que faz o flamingo ser rosa se na eles seriam cinzas. Os flamingos são aves gregárias, que vivem em bandos numerosos junto a zonas aquáticas. Algumas espécies conseguem inclusivamente habitar zonas de salinidade extrema, como os lagos africanos do Vale do Rift.
tucano

Os tucanos são aves da família dos Ramphastídeos, caracterizada por aves com enorme bico adaptado a pegar frutas e pequenos animais. Apesar de enorme, os bicos são muito leves devido à sua estrutura esponjosa de material proteico. No Tucano-toco, o bico pode alcançar 22 centímetros!

Este último é o maior representante do grupo. Como todos os seus parentes, apresenta cores vivas e mesmos hábitos alimentares, mas de vez em quando pode pegar ovos e filhotes de pássaros em ninhos que encontra.

Sua beleza o faz alvo do tráfico de animais, e muita gente pensa que pode ter um tucano em casa como ave de estimação. Porém, vive mal em cativeiro, pois precisa de muito espaço e de dieta variada, com rações especiais, pequenos vertebrados e frutas frescas diariamente.
O tucano costuma pegar as frutas com o bico e jogá-las para cima, fazendo-as caírem já perto de sua garganta. São muito habilidosos com um bico tão grande, e só quem não os conhece imagina-os como aves desajeitadas. Conseguem manter o equilíbrio mesmo durante a locomoção por saltinhos que fazem de galho em galho, e sem deixar seu alimento cair. Quando voam, vistos de baixo parecem uma pequena cruz, devido ao comprimento de suas asas ser parecido com o da cauda e do bico. É nestas ocasiões, e principalmente no fim da tarde, que os tucanos costumam fazer mais barulho, e há quem diga que poucas aves têm uma voz tão estranha quanto o tucano.
pelicanos 
 A sua principal característica é o longo pescoço que contém uma bolsa na qual armazena o alimento. Assim como a maioria das aves aquáticas, possui os dedos unidos por membranas. Os pelicanos são encontrados em todos os continentes, excepto na Antártida.
Eles podem chegar a medir 3 metros de uma asa a outra e pesar 13 quilogramas, sendo que os machos são normalmente maiores e possuem o bico mais longo do que as fêmeas. Pratica uma dieta restrita aos peixes, apesar de já ter sido documentado um pelicano a comer uma pomba.
pavão
Chama-se pavão a aves dos géneros Pavo e Afropavo da família dos faisões (Phasianidae). Os pavões preferem alimentar-se de insetos e outros pequenos invertebrados, mas também comem sementes, folhas e pétalas. Os pavões exibem um complicado ritual de acasalamento, do qual a cauda extravagante do macho tem um papel principal. As características da cauda colorida, que chega a ter dois metros de comprimento e pode ser aberta como um leque, não têm qualquer utilidade quotidiana para o animal e são um exemplo d
e seleção sexual. Quando o processo é bem sucedido, a pavoa põe entre 4 a 7 ovos, que chocam ao fim de 28 dias.