Mares e Oceanos

Mares e Oceanos

Você sabe qual é a diferença entre Mares e Oceanos?

Os mares são diferentes dos oceanos pela dimensão e posição geográfica. São considerados partes dos oceanos, localizando-se entre limites continentais. Também são menos profundos. O mar é salgado porque em suas águas há predomínio de cloreto de sódio, o sal de cozinha (aquele que a mamãe usa para temperar a comida) e também de cloreto de magnésio. A cor do mar varia entre azul e outras cores, como o verde e o cinza escuro. As causas dessas variações se devem ao reflexo do céu, à temperatura das águas, ou ainda, à presença de sedimentos coloridos ou substâncias no fundo do mar. As ondas do mar são causadas pelo vento e a velocidade delas varia muito, dependendo sempre da velocidade e intensidade da ventania.

Já os oceanos...



São divididos por dorsais, formando cadeias de montanhas submarinas que se estendem por mais de 65.000 km ao redor dos oceanos possuindo altura média de 2,5 km acima do solo submerso que o cerca.


Por que o mar está sempre em movimento?




O movimento das águas do mar e dos grandes lagos chama-se maré, e provoca uma verdadeira dança de vai e vem no nível das águas. A explicação para este fenômeno surgiu após a lei da gravitação, de Isaac Newton, que relacionou intimamente o movimento das marés com a posição do Sol e da Lua e com as forças de atração correspondentes.

peixes
peixes que voão
Os peixes-voadores conseguem saltar acima da superfície e voar com “asas” criadas por suas alongadas nadadeiras peitorais para escapar dos predadores. Seu comportamento de desova também é peculiar, já que eles se reúnem ao redor de qualquer objeto que encontram, como folhas de palmeira. A ação pode se tornar tão extrema que peixes vivos morrem asfixiados ao ficar presos na massa de ovos que seus colegas depositam entre os ramos flutuantes.

que andam

O Mudskipper ou saltador de lodo e um peixe que anda e vive mais tempo em terra do que em água ele consegui respirar dentro e fora d água. Ele vive e se multiplica  no litoral do Japão.Ele se alimenta de algas minúsculas que aparecem na maré baixa por isso que ele saiu da água. Para achar uma parceira no meio da praia ele pula até achar. Ele vive em um túnel que ele mesmo fez em forma de ´´U´´ em que embaixo tem água e numa das extremidades tem uma câmara de ar, nessa  câmara e onde fica os ovos, e para os ovos não fiquem sem ar ele tem que pegar ar com a boca fora do túnel e solta na câmara.



que escalam
Mesmo o maior obstáculo natural parece não deter os peixes. No Havaí, os gobídeos conseguem escalar suas famosas cachoeiras por mais de 120 metros, aderindo às rochas verticais com nadadeiras especiais que funcionam como ventosas porém eles só consequem escalar lugares com uma pequena pelicula de água e muitos peixes morrem no caminho. A recompensa pelo esforço é o acesso a piscinas isoladas, afastadas dos predadores. Quando eles se reproduzem os ovos caem pela cachoeira.

 Arraia
Parentes dos tubarões, as arraias são peixe achatados, com esqueletos feitos de cartilagem e que nadam usando suas barbatanas laterais como asas. Elas vivem no leito marinho caçando peixes menores.As arraias são consideradas criaturas dóceis pela maioria dos especialistas, atacando apenas em autodefesa. A maioria dos ferimentos causados por arraias nos humanos ocorre nos tornozelos ou nas panturrilhas, quando alguém acidentalmente pisa em uma arraia enterrada na areia, fazendo o peixe assustado levantar sua perigosa cauda.
Quando uma arraia ataca, ela precisa estar de frente para a vítima porque a única coisa que faz é levantar sua longa cauda sobre seu corpo para atingir qualquer coisa que esteja a sua frente. A arraia não tem controle direto sobre o mecanismo do aguilhão, somente sobre a cauda. Na maioria dos casos, quando o aguilhão entra no corpo de uma pessoa, a pressão faz com que o revestimento protetor rasgue. Quando o revestimento rasga, os lados farpados e serrilhados do espinho penetram e o veneno entra na ferida.
O veneno de uma arraia não é necessariamente fatal, mas provoca muita dor.
estrelas-do-mar

Os equinodermos (a classe das estrelas-do-mar) possuem um endoesqueleto, ou seja, um esqueleto interno. Em borá não seja uma coluna vertebral, ele é importante na sustentação do corpo, pois e bem desenvolvido e resistente, composto de calcário.
Os ``espinos``desses animais saem diretamente do endoesqueleto de calcário e sevem como proteção.
O tamanho das estrelas-do-mar varia bastante, o diâmetro de ponta a ponta, pode ser de alguns centímetros a até um metro, dependendo da espécie.
Uma característica exclusiva dos equinodermos desse grupo é ter um sistema de canais por onde circula água e líquido corporal. Esse sistema chama-se ambulacrário ou aqüífero e é utilizado na movimentação desses animais.
A locomoção da estrela-do-mar é realizada pelos movimentos coordenados dos numerosos e pequenos pés eles têm na parte ventral do corpo. A estrela-do-mar usa esses pés para abrir concha base de sua alimentação.